terça-feira, 22 de junho de 2010

Ministro Juca se posiciona pela Regulamentação dos Animais nos Circos

Escrevo do Plenário do Conselho Nacional de Cultura,
O Ministro Juca Ferreira abriu a discussão com uma fala sobre as ações do Ministério da Cultura nos últimos 8 anos.
Vou resumir esta fala numa história que o Ministro Juca contou:
Na primeira entrevista que o Ministro Gil concedeu à imprenssa estrangeira surgiu a pergunta de qual seria a "Marca" de sua gestão.
Gil demorou para aceitar a pergunta pois não conseguia siquer compreender do que se tratava.
Depois de um tempinho ele disse: a Marca dessa gestão será a ABRANGENCIA.
Juca seguiu sua fala nesse sentido. De como o Ministério tem a obrigação de atender a todas as formas de manifestação cultural e de como a partir deste conceito básico as demandas foram surgindo e as dificuldades também.
No final de sua fala o Ministro disse:(estou tentando transcrever com a maior fidelidade possível)
"Um exemplo de demandas que foram surgindo para o Ministério há a questão dos Animais nos Circos. Sábado paassado nós recebemos a informação de que o IBAMA havia aprendido os animais de um Circo em Salvador. Liquei imediatamente para a Ministra do Meio Ambiente e
conversamos sobre a situação dos circos e dos animais. Ela se surpreendeu muito com a informação de que até patos foram apreendidos!
"Patos não são da competência do IBAMA!"- disse a Ministra. E o Ministro completou com a informação de que os animais apreendidos estavam morrendo de depressão e saudades....Esta não é uma solução para a proteção dos animais, precisamos ter regras que protejam os animais e também a arte circense.
Nesse momento comunicou para todo o Plenário a formação da Comissão Interministerial para a Regulamentação dos Animais nos Circos.
peço a todos que divulguem esta informação
Abraços

2 comentários:

  1. O Núcleo de Literatura do Espaço Cultural da Câmara dos Deputados está com isncrições abertas em 9 gêneros para o 6º Desafio dos Escritores (Teatro, Humor, Infanto-Juvenil, Conto, Crônica, Cartas, Soneto, Poesia em Geral e Romance)
    Trata-se de Oficina Literária Virtual sob a forma deconcurso Literário em 10 etapas.
    Em especial, estão procurando neste Desafio escritores para teatro e Humor (Standup Comedy)
    leia mais no Site:
    http://desafiosdosescritores.sites.uol.com.br/
    ou converse com quem já participou na Comunidade do Orkut Desafios dos Escritores

    ResponderExcluir
  2. Sera que os animais não ficarão com saudades das pessoas que o tratavam, cuidavam, alimentavam todo santo dia, com chuva e sol... essas pessoas que tratam os animais com o mesmo amor que se tem com um cachorrinho de apartamento, agora nao é porque o animal é um elefante, um camelo ou um macaco que este animal nao expressa amor ao seu
    dono.
    Porque como pode um orgao publico dizer uma barbaridade dessa... Esta com saudades de que???? da Selva!!! mentira , pois sao animais de cativeiro... Morrendo de depressão???? Faça me um favor depressão vai ser ele em um zoo, que nao tem contato próximo com pessoas, vem um tratador alimenta de manha e a tarde e pronto... No circo nao, eles ficão rodeados de pessoas o dia todo, nao estou dizendo do publico e sim das pessoas do circo... essas mesmas que estão sendo tratadas como bandidos em nossa sociedade....
    Ass.
    Uma circense muito decepcionada, com o fim que esta acontecendo com o circo.

    ResponderExcluir