terça-feira, 7 de julho de 2009

São só algumas perguntinhas.....Palhaços 1

Volta e meia recebo uns emails de estudantes, jornalistas e outros pedindo ajuda e fazendo algumas "pequenas perguntas".... e sempre pedindo respostas urgentes, é claro.
Hoje respondi uma mensagem de uma jornalista muito simpática que queria algumas respostas muito simples sobre essa coisa muito simples que é o nariz do palhaço......
Resolvi não responder, ou melhor responder não respondendo. Mas no final de tudo gostei do tema e deu vontade de compartilhar algumas pequenas idéias e até de desenvolver melhor o tema.
quem se interessa? Agradeço à Rute pelas perguntas impossíveis mas muito provocativas.

1.Qual a origem do nariz de palhaço?

Ninguém tem a menor idéia! Os palhaços de tribos primitivas e as figuras dos mímicos dóricos na Grécia antiga (antes mesmo da época das tragédias clássicas) comumente usavam bocas e narizes exagerados em suas máscaras. O mesmo acontece com as figuras da Commedia dell'arte e as figuras cômicas dos folguedos populares.

Quando no final do século XIX começa a fazer sucesso na Europa um tipo de palhaço a que se deu o nome genérico de "Augusto" ele usava o nariz pintado de vermelho pois sua figura era um bêbado, um idiota irresponsável e muito trapalhão. Mas há grandes diferenças de artista para artista e esta é uma época muito imaginativa em que os figurinos dos palhaços brancos e dos augustos eram muito importantes e cada artista se preocupava muito com sua figura.

2. Qual o significado o nariz de palhaço – e o próprio palhaço – carrega?

O nariz do palhaço no século XX adquiriu tal força mítica que "a menor máscara do mundo". Um nariz e já temos todo um personagem.
Não tenho a menor condição de te escrever sobre o significado do palhaço. Fiz um livro inteiro falando disso e nunca cheguei a uma conclusão ..... o palhaço é o erro, é o "cordeiro de Deus" que se deixa imolar pois sabe que nada tem sentido. É aquele que leva o pé na bunda por todos nós que levamos "pés na bunda" o tempo inteiro e nem percebemos ou fazemos de conta que não percebemos. O palhaço leva o pé na bunda, o tapa na cara e ri. E segue adiante. Trupica, se enrola, leva a torta, joga torta e olha para a platéia feliz! Pois nada disso importa! E parece que ele é o único que na verdade sabe que não existem vencedores.... todos estamos de bunda no chão com as pernas pró ar.... ele sabe e procura nos ajudar a deixar essa vida mais leve...

3.A Sra. acha que o símbolo do palhaço é mais associado ao humor ou à ironia?

Onde o humor e a ironia se separam? Há palhaços para todos os gostos. Mais líricos, mais irônicos, mais sutis, alguns sem nenhuma sutileza metem o dedo no nariz, tiram a meleca e comem. E ainda lambem os beiços...
É comum nos referirmos ao "palhaço' como se ele fosse uma figura única com pequenas variações.... eu creio que há uma alma de palhaço mas que os corpos, as falas, as formas, os jeitos são inúmeros, incontáveis, inimagináveis.......

4.Fale-me um pouco sobre sua opinião quanto ao uso do nariz de palhaço em protestos e manifestações.

Sou contra! Acho a maior babaquice (desculpe o termo!) Palhaço quando faz política tem que ser muito sutil. Tem que ser muito inteligente, não pode fazer protesto que nem todo mundo. Tem que ser uma ação que critique a todos até aos que estão se manifestando, pois o palhaço sabe que tudo é um grande jogo e que mais importante pode ser uma borboleta passando.
(atenção: sou militante - agora mesmo não tenho feito outra coisa que não seja defender a Regulamentação dos animais nos Circos - e já sai de cara pintada, de camiseta preta e estive na primeira passeata gay do Brasil, mas acho que palhaço é outra história.... )