terça-feira, 22 de junho de 2010

Ministro Juca se posiciona pela Regulamentação dos Animais nos Circos

Escrevo do Plenário do Conselho Nacional de Cultura,
O Ministro Juca Ferreira abriu a discussão com uma fala sobre as ações do Ministério da Cultura nos últimos 8 anos.
Vou resumir esta fala numa história que o Ministro Juca contou:
Na primeira entrevista que o Ministro Gil concedeu à imprenssa estrangeira surgiu a pergunta de qual seria a "Marca" de sua gestão.
Gil demorou para aceitar a pergunta pois não conseguia siquer compreender do que se tratava.
Depois de um tempinho ele disse: a Marca dessa gestão será a ABRANGENCIA.
Juca seguiu sua fala nesse sentido. De como o Ministério tem a obrigação de atender a todas as formas de manifestação cultural e de como a partir deste conceito básico as demandas foram surgindo e as dificuldades também.
No final de sua fala o Ministro disse:(estou tentando transcrever com a maior fidelidade possível)
"Um exemplo de demandas que foram surgindo para o Ministério há a questão dos Animais nos Circos. Sábado paassado nós recebemos a informação de que o IBAMA havia aprendido os animais de um Circo em Salvador. Liquei imediatamente para a Ministra do Meio Ambiente e
conversamos sobre a situação dos circos e dos animais. Ela se surpreendeu muito com a informação de que até patos foram apreendidos!
"Patos não são da competência do IBAMA!"- disse a Ministra. E o Ministro completou com a informação de que os animais apreendidos estavam morrendo de depressão e saudades....Esta não é uma solução para a proteção dos animais, precisamos ter regras que protejam os animais e também a arte circense.
Nesse momento comunicou para todo o Plenário a formação da Comissão Interministerial para a Regulamentação dos Animais nos Circos.
peço a todos que divulguem esta informação
Abraços